ADAMO BAZANI
(Via – Diário do Transporte)
A ligação entre as cidades de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, e a capital, está recebendo dez ônibus zero quilômetro. A renovação faz parte do cronograma de investimentos da Leblon Transporte de Passageiros, concessionária que integra a rede de linhas metropolitanas gerenciada pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba).
Parte esta frota já está em operação. Os veículos possuem diferenciais em relação aos modelos anteriores. Um deles é a suspensão a ar, que permite viagens mais confortáveis, reduzindo as vibrações e, consequentemente, o ruído provocado por irregularidades das vias. Além disso, os motores destes ônibus são mais potentes que os anteriores, o que resulta em um desempenho melhor nas viagens, influenciando também na ampliação do conforto.
A carroceria é alongada para 13,2 metros de comprimento, o que significa maior capacidade de transporte. Os veículos seguem também as normas atuais de acessibilidade, com elevadores para cadeira rodas, balaústres em relevo nas áreas próximas às portas, botão de sinal de parada com inscrição em braile, espaço para cão-guia e assentos delimitados para idosos, gestantes, pessoas com deficiência, obesos e em recuperação cirúrgica.
As carrocerias são Marcopolo Torino 2022 e os chassis são Volkswagen 17.260 ODS – Euro V.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes